O projeto de sinalização turística foi desenvolvido para implantação no Geoparque Seridó, um patrimônio mundial da UNESCO, localizado na região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte. O geoparque, com uma área aproximada de 2.802 km² está delimitado por seis municípios sendo eles: Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Lagoa Nova e Cerro Corá. Para o projeto foram elaboradas sinalizações de orientação de destino, interpretativas e painéis em braille nos 21 geossítios que compõem o Geoparque Seridó como também nas principais praças de cada município.
O projeto contemplou a criação de uma identidade visual específica para sinalização, a partir da marca já estabelecida do geoparque. Incorporamos elementos pré existentes nos novos elementos sinaléticos, tais como a paleta de cores, fontes tipográficas e pictogramas. Buscou-se desenvolver uma identidade marcante e coerente ao conjunto, e de fácil identificação pelos diversos usuários. Foram adotados materiais resistentes e duráveis associados a técnicas difundidas pelo país e elementos de produção local, como é o caso da cerâmica. A proposta resultou em mobiliários contemporâneos e que dialogam com o território, com a população dos municípios e com a identidade já estabelecida desse patrimônio.
Para o desenvolvimento do projeto, realizou-se levantamento em campo com mapeamento georreferenciado e registro da sinalização existente e dos pontos para instalação de novos suportes nos principais percursos de acesso aos geossítios. A elaboração do sistema sinalético contou com plano funcional com definição dos pontos de instalação de cada um dos elementos propostos; a criação e detalhamento dos suportes de sinalização destinados às diversas funções previstas, incluindo as definições das tipologias, materiais e diagramação; manuais de orientação para remoção, instalação e produção dos diversos elementos sinaléticos.
LOCALIZAÇÃO
Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas (RN)
PERÍODO
2022-2023
STATUS
Concluído